Leia a situação hipotética a seguir.
As professoras Carla e Ana, estão desenvolvendo um plano de
atividades para estimular a leitura entre as crianças da educação
infantil. Carla planeja atividades de leitura compartilhada, lê livros
em voz alta, usando entonação expressiva e incentivando as
crianças a interagirem com a história, apontando figuras e
fazendo previsões sobre o enredo. Ela organiza atividades
lúdicas que envolvem rimas, poesias e canções, encorajando as
crianças a cantarem e criarem suas próprias rimas e Ana planeja
um cantinho de leitura na sala de aula que imita um cenário de
um livro popular, equipado com almofadas, miniaturas e materiais
relacionados ao tema do livro. Ali, as crianças, sem a mediação
da professora, têm a oportunidade de escolher e compartilhar
suas histórias favoritas. Com base nas práticas planejadas por Carla e Ana, assinale
a afirmação CORRETA.
✂️ a) O cantinho de leitura planejado por Ana é a melhor prática,
pois a criação de um ambiente temático é suficiente para
estimular o interesse das crianças pela leitura. ✂️ b) As atividades planejadas por Carla são as únicas que
contribuem, de maneira significativa, para o estímulo da
leitura na educação infantil. ✂️ c) As atividades planejadas por Ana são a única prática eficaz,
pois o cantinho de leitura proporciona um ambiente temático
que estimula a escolha e o compartilhamento de histórias. ✂️ d) A prática de leitura compartilhada planejada por Carla é a
única atividade necessária, pois a interação direta com o
texto e as atividades lúdicas são suficientes para
estimularem a leitura. ✂️ e) As atividades planejadas por Carla e Ana são igualmente
eficazes, pois Carla promove o desenvolvimento linguístico e
Ana um ambiente imersivo para as crianças.