Leia o seguinte fragmento.
[...] se queremos que nossas crianças leiam e escrevam bem e
se tornem, de fato, leitoras e produtoras de texto, [...] é necessário
que trabalhemos profundamente o desejo e o exercício da
expressão por meio de diferentes linguagens.
Mello (2007).
Considerando os argumentos do fragmento de texto, é
CORRETO afirmar que, as múltiplas linguagens na educação
infantil
I. são um complemento opcional para o ensino de leitura e
escrita e não têm impacto direto no desenvolvimento das
habilidades de escrita e leitura das crianças.
II. devem ser evitadas no contexto da alfabetização, pois a
linguagem musical e a dança desviam o foco das crianças
para o desenvolvimento de habilidades cognitivas
essenciais.
III. como a música, a dança e o teatro, contribuem
significativamente para o desenvolvimento das habilidades
de leitura e escrita, enriquecendo a capacidade de expressão
e compreensão do mundo ao seu redor.
IV. ajudam no desenvolvimento das crianças, na capacidade de
produzir textos, contribuindo para uma compreensão mais
profunda e significativa da linguagem escrita.
V. proporcionam o desenvolvimento da identidade da criança,
sua capacidade de se relacionar com os outros, através da
expressão de suas emoções e pensamentos de forma
integrada.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
✂️ a) I – II – III. ✂️ b) III – IV – V. ✂️ c) II – III – V. ✂️ d) I – II – IV. ✂️ e) I – III – V.