A prática de orientação profissional nas escolas deve oferecer aos alunos um espaço para refletir sobre seus projetos de vida
profissional, preparando-os para uma inserção consciente e crítica no mundo do trabalho. A ausência desse tipo de discussão
no espaço escolar pode resultar em alunos despreparados para a construção de estratégias que viabilizem a concretização de
seus projetos de vida. (Bastos, 2005.)
A orientação profissional envolve atividades que dispõem de conhecimentos teóricos e práticos destinados, sobretudo aos
adolescentes, à escolha profissional e à elaboração de projetos futuros. Sobre a abordagem sócio-histórica da orientação
profissional, é considerada função do profissional responsável:
✂️ a) Buscar explicar como os estudantes constituem sua personalidade e, por isso, como se aproximam das profissões. ✂️ b) Verificar a importância da análise do perfil do estudante, onde vive, o dilema da escolha profissional e o que deve ser
analisado através de testes e/ou inventários, entrevistas, dramatizações e letra (grafologia). ✂️ c) Ajudar o estudante a conhecer-se, isto é, conscientizar-se de suas características pessoais para a escolha “vocacional”
consciente e adequada aos seus dons e interesses, tendo como meta sua realização pessoal. ✂️ d) Criar condições para o desenvolvimento da consciência política, questionando as profissões como mero meio de realização
individual, fortalecendo a responsabilidade social e coletiva de construção da sociedade necessária pela via da participação
social efetiva através do trabalho.