Os métodos de alfabetização podem ser classificados
em dois grupos principais: sintéticos e analíticos. Os
métodos sintéticos iniciam com a leitura dos elementos
gráficos, como letras e sílabas, e progridem até a leitura
completa das palavras. Entre esses métodos estão o
alfabético, o fônico e o silábico. Por outro lado, os
métodos analíticos começam com a leitura de palavras,
frases ou textos, para, posteriormente, reconhecer os
elementos gráficos, como sílabas e letras.
(Fonte: https://acesse.dev/metodos-e-processos.adaptado)
Em relação ao método fônico, é CORRETO afirmar que:
a) É um método que ensina as crianças a reconhecer
letras isoladamente, sem conectá-las aos sons
correspondentes, o que resulta em um aprendizado
livre e mais produtivo do ponto de vista cognitivo.
b) Prioriza a memorização das letras do alfabeto em
detrimento da compreensão do significado das
palavras, uma vez que se concentra exclusivamente
na codificação das palavras sem considerar o
contexto.
c) Visa ensinar a criança a decompor palavras em
fonemas, a traduzir sons em letras e a combinar
letras para formar novas palavras, promovendo a
fluência na leitura ao automatizar o processo de
tradução entre letras e sons.
d) É pouco eficaz na alfabetização, uma vez que limita
a decodificação de palavras e relega a relação entre
sons e letras, designando a capacidade de leitura
das crianças.