Durante muitos anos diversos estudiosos tiveram como base de seus estudos a compreensão da didática com o objetivo
de normatizar as diversas técnicas e metodologias educacionais. Esses estudos concluíram que a didática e o ensino
surgiram juntos, mesmo que de forma não intencional. Traçando um paralelo da didática com a educação, observou-se
a importância do estudo da História da Educação para o aprimoramento do conhecimento sobre os períodos em que se
difundiram novas tendências pedagógicas no Brasil, que ficaram conhecidas como Teorias de Ensino; entre elas evidenciamos a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Renovada, a Pedagogia Tecnicista e a Pedagogia Crítica. Com base nas
informações do texto e a respeito da didática na Pedagogia Tradicional, assinale a alternativa correta.
✂️ a) Na Pedagogia Tradicional a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino.
A atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria. Às vezes, são utilizados meios como a
apresentação de objetos, ilustrações, exemplos, mas o meio principal é a palavra, a exposição oral. ✂️ b) Na Pedagogia Tradicional a Didática é uma disciplina não normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o
ensino. A atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria. Às vezes, são utilizados meios
como a apresentação de objetos, ilustrações e exemplos, mas o meio principal é a palavra, a exposição oral. ✂️ c) A Didática da Pedagogia Tradicional é entendida como “direção da aprendizagem”, considerando o aluno como o sujeito
da aprendizagem. O que o professor tem a fazer é colocar o aluno em condições propícias para que, partindo das suas
necessidades e estimulando os seus interesses, possa buscar por si mesmo conhecimento e experiências. ✂️ d) A Pedagogia Tradicional atribui grande importância à didática, cujo objeto de estudo é o processo de ensino nas suas
relações e ligações com a aprendizagem. As ações de ensinar e aprender formam uma unidade, mas cada uma tem a sua
especificidade. A didática tem como objetivo a direção do processo de ensinar, tendo em vistas finalidades sociopolíticas e
pedagógicas e as condições e meios formativos; tal direção, entretanto, converge para promover e autoatividade dos
alunos, a aprendizagem.