Conceituada originalmente por Vygotsky na década de 1920, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) corresponde a um conceito central na Psicologia Sociocultural ou Sócio-histórica, sendo descrita como a
a) evolução do indivíduo relacionada à capacidade biológica e ao meio ambiente, a qual afeta seu desenvolvimento. Isso, pois, segundo o referido teórico, o indivíduo nasceria com um aparelho fonador em ótimas condições, mas só atingiria o desenvolvimento proximal quando estivesse em um ambiente que o estimulasse a aprender.
b) aproximação do conhecimento, que possibilita a liberdade intelectual e a política, julgando o real valor à informação. O desenvolvimento, assim, seria a preparação dos alunos para o processo produtivo e interpretativo.
c) democracia como zona de campo institucional no interior das instituições. Nesse aspecto, seria preciso incluir a aproximação de atividades manuais e criativas para que as crianças fossem incentivadas a experimentar e a pensar por si mesmas,
d) inclusão próxima da educação progressista, a qual objetiva educar a criança em todos os âmbitos de seu crescimento — desde o físico, até o emocional e o intelectual, Desse modo, os alunos aprenderiam realizando tarefas associadas ao conteúdo ensinado.
e) distância entre o nível de desenvolvimento real — determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente — e o nível de desenvolvimento potencial — determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes.