A construção e o desenvolvimento da leitura e da escrita na alfabetização são processos fundamentais no desenvolvimento educacional das crianças, surgindo a partir do
✂️ a) reconhecimento que a alfabetização é um processo pontual. Desse modo, a abordagem deve ser adaptada às necessidades globais das crianças, proporcionando um ambiente rico em estímulos e em práticas significativas. Nesse sentido, nos estágios iniciais da alfabetização, a parceria entre a escola e a família se mostra facultativa, não sendo necessariamente eficaz para apoiar o desenvolvimento da leitura e da escrita. ✂️ b) planejamento de aulas voltadas para a identificação dos ruídos de comunicação — dado que os estudantes já sabem se comunicar, mas não são capazes, ainda, de classificar os tipos de ruídos e nem como evita-los. ✂️ c) monitoramento de abordagens diversificadas e personalizadas. Assim, os educadores devem criar um ambiente complexo ao desenvolvimento das habilidades de produção textual dos alunos, preparando-os para a comunicação eficaz da escrita. ✂️ d) desenvolvimento da capacidade de manipular e de reconhecer os sons da fala, fazer a associação entre letras e sons e adquirir fluência na leitura — sendo, a partir de então, que inicia a compreensão das convenções da escrita e da relação entre letras e sons para iniciar a escrita das primeiras palavras. ✂️ e) fortalecimento da ideia de que as habilidades sociais são comportamentos e competências que facilitam interações positivas e eficazes com outras pessoas. Desse modo, é essencial expressar pensamentos, sentimentos e ideias de maneira clara e compreensível por meio da fala e da escrita.