"Para se pensar o ensino de história, é fundamental
considerar a utilização de diferentes fontes e
diferentes tipos de documentos. Um objeto só se
torna o documento quando apropriado para um
narrador que ele confere sentido, tornando o capaz de
expressar a dinâmica da vida da sociedade. Portanto
o que nos interessa no conhecimento histórico é
perceber a forma como os indivíduos construíram
com diferentes linguagens, suas narrações sobre o
mundo em que viveram e vivem, suas instituições e
organizações sociais."
BNCC, 2017, p.395. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 06 fev.de
2024
Assim, a História na BNCC, propõe o desenvolvimento
de habilidades e competências importantes para
analisar e compreender o significado de diferentes
objetos, lugares, circunstâncias, temporalidades,
movimentos de pessoas, coisas e saberes.
Nas competências citadas a seguir, assinale aproposição que esteja alinhada às diretrizes
específicas da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) para o ensino de História nos anos finais do
Ensino Fundamental.
✂️ a) Compreender acontecimentos históricos, relações de
poder e processos e mecanismos de transformação
e manutenção das estruturas sociais, políticas,
econômicas e culturais ao longo do tempo e em
diferentes espaços para analisar, posicionar-se e
intervir no mundo contemporâneo. ✂️ b) Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à
abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas,
elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas)
com base nos conhecimentos das diferentes áreas. ✂️ c) Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e
bem-estar, compreendendo-se na diversidade
humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro,
recorrendo aos conhecimentos das ciências da
natureza e suas tecnologias. ✂️ d) Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas,
cores, palavras, emoções, transformações,
relacionamentos, histórias, objetos, elementos da
natureza, na escola e fora dela, ampliando seus
saberes sobre a cultura, em suas diversas
modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a
tecnologia.