As teorias se constituem em um modo de sistematizar uma determinada área do conhecimento, portanto, integram uma
construção humana com o intuito de interpretar um tema sob a ótica de um pesquisador. A respeito das teorias da aprendizagem, os autores tentam explicar como funciona o processo de aprendizagem cognitiva, derivada do armazenamento organizado
de informações, de conhecimentos, do que é aprendido, focando no ato de conhecer.
(Moreira, 1999.)
Sobre o exposto, considerando a Escola Construtivista, infere-se que:
✂️ a) Tem como uma das características principais aulas expositivas, sendo o professor o detentor e dominador dos conteúdos e
os alunos o receptor. O aluno não tem a possibilidade de aprender e recriar, o professor já traz todo o conteúdo pronto e o
aluno tem apenas que o reproduzir. A didática do docente se limita em dar as lições e tomá-las. Outros elementos como
emocionais e afetivos são considerados como impeditivos dentro do trabalho didático-pedagógico. ✂️ b) Tem como um dos principais objetivos o estudo do conhecimento historicamente acumulado, que coloca em linha de partida
o professor e o aluno. O professor, com a função de ensinar e mediar, deve atuar como ponte entre os alunos e o
conhecimento, ele se torna elo quando consegue fazer com que os alunos pensem e questionem sobre fatos sociais que os
envolvam e que obtenham respostas a partir de reflexões e ações realizadas por eles com a mediação do professor, mas sem
desconsiderar a participação do aluno que também faz parte da prática. ✂️ c) Construir aprendizagens, tendo preestabelecidas todas as motivações necessárias nos alunos que adquiriram capacidades
cognitivas, é a função do professor. Ao assumir um papel importante na mediação da aprendizagem, ele propõe questões e
auxilia na sua resolução; propicia atividades em grupo, adota sistemas de auxílio mútuo entre os alunos, planeja e organiza
experiências significativas de aprendizagem. Além disso, intervém para o reforço e a mobilização de funções ainda não
consolidadas, ampliando espaços e oportunidades de zonas de desenvolvimento. ✂️ d) Procura possibilitar uma educação para o equilíbrio humano, podendo ajudar a constituir uma sociedade formada por diversos
grupos sociais, que, por sua vez, estão constituídos por indivíduos diferentes. Caracteriza-se pela individualidade e a liberdade,
mas tem algo em comum, o respeito pelos valores morais, permitindo que seus interesses sejam compartilhados por todos. Os
projetos têm sido uma das formas que as escolas têm adotado para desenvolver atividades atraentes. Desta maneira,
despertam o interesse dos alunos gerando novos conhecimentos, pesquisando e participando de um modo dinâmico.