O Direito das Crianças Autistas na Educação Infantil garante que todas as crianças,
independentemente de suas necessidades específicas, tenham acesso a uma educação inclusiva e de
qualidade. Isso implica a adaptação do ambiente escolar, a formação de professores para lidar com
as particularidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e a implementação de estratégias
pedagógicas. A legislação brasileira, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a
Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei nº
12.764/2012), reforça os direitos, assegurando a plena participação das crianças autistas no
ambiente educacional, promovendo sua socialização, aprendizado e desenvolvimento integral. Com
base nos direitos das crianças autistas na educação infantil, assinale as alternativas que estão de
acordo com as práticas pedagógicas inclusivas:
I. As crianças autistas têm direito a uma educação inclusiva em salas de aula regulares, com
adaptações curriculares quando necessário.
II. É obrigação das instituições de ensino infantil oferecerem profissionais de apoio especializados
para auxiliar no desenvolvimento das crianças autistas.
III. As atividades devem ser exclusivamente adaptadas para as crianças autistas, sem a necessidade
de integração com conteúdo abstrato e complexo.
IV. A formação continuada dos professores em educação inclusiva é essencial para garantir o
atendimento adequado às crianças autistas.
V. A inclusão das crianças autistas na educação infantil não é obrigatória, podendo ser substituída
por terapias em clínicas especializadas.
Assinale a alternativa correta:
✂️ a) Apenas I, II, e IV estão corretas. ✂️ b) Apenas II e III e V estão corretas. ✂️ c) Apenas I e II estão corretas. ✂️ d) Apenas I, III e V estão corretas. ✂️ e) Apenas II, III e IV estão corretas .