A Declaração dos Direitos da Criança (1959) e o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (1990) asseguram a todas as crianças o direito a uma alimentação
saudável. Mais ainda, a Organização Mundial da Saúde
preocupa-se com o tipo de interação entre cuidador e
criança nos momentos de refeição para o desenvolvimento de boas práticas alimentares. Sendo assim, é
correto afirmar que
✂️ a) toda criança tem direito a alimentação e a crescer
com saúde, sendo dever da família a efetivação dos
direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação e
à aprendizagem de boas práticas alimentares, enquanto à escola cabe o dever de garantir o desenvolvimento cognitivo das crianças, por meio das atividades acadêmicas. ✂️ b) a interação entre adultos e crianças no momento da
alimentação tem papel fundamental no desenvolvimento de boas práticas alimentares; portanto, os
sermões dos adultos a respeito do quanto comer determinados alimentos faz bem à saúde e a exigência
de que a criança coma nos horários de alimentação
programados pelos adultos ajudam na afirmação
desses bons hábitos. ✂️ c) o papel do adulto é de estar atento às necessidades
e aos sinais de fome e de saciedade das crianças
e estimulá-las criando oportunidades e contextos
socioemocionais de aprendizagem que dão vida ao
ato de comer; criar um ambiente favorável-interação,
afeto, cor, sabor, cheiro, apresentação dos alimentos, estimulando na criança a vontade de experimentar diferentes alimentos. ✂️ d) o ambiente favorável ao desenvolvimento de boas
práticas alimentares nas instituições escolares é
aquele que leva em conta a oferta de alimentos diversificados e uso adequado dos utensílios; uma
boa técnica para fazer as crianças comerem é fazer
barganhas – “quem não comer tudinho não vai ao
parque”. ✂️ e) no momento da refeição, os profissionais da escola
devem apresentar as atitudes consideradas corretas
quanto às práticas alimentares a serem aprendidas
e seguidas pelas crianças. Espera-se do adulto que
mantenha o controle do comportamento das crianças e a exigência inegociável de que todas as crianças comam tudo o que lhes for servido, garantindo
assim a nutrição correta.