Reconhecer e considerar que convivem diversas identidades nas Unidades de Educação Infantil nas diferentes ações, experiências e nas relações estabelecidas
cotidianamente significa reconhecer o papel fundamental da educação no que tange ao combate do racismo
e sexismo, assumindo o compromisso com a promoção
da igualdade étnico-racial e de gênero. Dentre as ações
assertivas de relações humanas, entre bebês e crianças,
inclui-se
✂️ a) a preocupação em separar e organizar os grupos em
meninos e meninas nas atividades cotidianas, como
fila, organização de brinquedos e divisão de equipes. ✂️ b) estimular bebês e crianças a ignorarem situações
como xingamentos, ofensas ou rejeições referentes
à pertença étnico-racial e/ou gênero, para não gerar
conflitos desnecessários. ✂️ c) evitar conflitos religiosos impedindo que bebês e
crianças vinculados a religiões de matrizes africanas (como umbanda e candomblé) utilizem adereços, vestimentas e símbolos religiosos no ambiente
escolar. ✂️ d) garantir que todos os bebês e crianças expressem
seus sentimentos, emoções, atitudes, preferências,
sem restrições por serem meninos ou meninas. ✂️ e) estimular bebês e crianças a resolverem autonomamente situações entre eles que envolvam piadas e apelidos por pertencerem a etnias negras e/
ou indígenas.