Para a área da alfabetização, a perspectiva psicogenética
representou uma mudança significativa e alterou profundamente a concepção do processo de construção da
representação da língua escrita, pela criança. Conforme
Soares (2004), na perspectiva psicogenética,
✂️ a) a maturidade da criança é um fator crucial para o
início da alfabetização, pois existem pré-requisitos
fisiológicos e cognitivos para que ela esteja pronta
para aprender o sistema de representação da língua
escrita. ✂️ b) os erros cometidos pela criança, no processo de
aprendizagem e construção desse sistema de representação, são vistos como falhas que devem ser corrigidas pelos educadores. ✂️ c) a criança, antes de ser exposta a textos mais complexos, precisa dominar habilidades básicas desse
sistema de representação, começando pelas letras,
sílabas e palavras, de forma hierárquica. ✂️ d) o aluno é considerado um sujeito dependente unicamente de estímulos externos para aprender o sistema de escrita, sendo necessários materiais forjados
artificialmente para alfabetizá-lo. ✂️ e) a criança passa a sujeito ativo capaz de progressivamente (re)construir esse sistema de representação,
interagindo com a língua escrita em seus usos e práticas sociais.