A Educação Inclusiva na perspectiva da Educação
Especial e o Atendimento Educacional Especializado
(AEE) representam um paradigma fundamental para a
garantia do direito à educação de todos. Sua
implementação, contudo, exige a compreensão de
princípios que transcendem a mera inserção física de
alunos, demandando uma reestruturação do ambiente
educacional. Considerando os fundamentos e objetivos da Educação
Inclusiva e do AEE nos documentos oficiais brasileiros,
assinale a afirmação que expressa a concepção
alinhada corretamente a esse arcabouço normativo.
✂️ a) A inclusão escolar é primariamente focada na
convivência social, e o AEE deve ser ofertado em
ambientes segregados quando as necessidades do
estudante demandarem um suporte especializado
que não possa ser provido na escola comum. ✂️ b) O AEE se caracteriza como o conjunto de serviços
que identificam, eliminam barreiras e promovem a
autonomia e a participação dos estudantes
público-alvo da Educação Especial, operando em
caráter complementar ou suplementar à
escolarização comum, sem substituir a classe
regular. ✂️ c) As adaptações curriculares, essenciais na
perspectiva inclusiva, implicam a redução do
conteúdo programático para alunos com deficiência,
a fim de diminuir as expectativas de aprendizagem e
facilitar sua aprovação no sistema regular de ensino. ✂️ d) A Educação Inclusiva preconiza a integração de
alunos com deficiência em classes regulares,
contanto que se adaptem ao currículo existente,
sendo o AEE um recurso para compensar déficits
cognitivos e habilitá-los a seguir o ritmo da turma.