A prática do Conselho de Classe, por vezes reduzida a um espaço de homologação de notas e deliberação final sobre o
rendimento dos estudantes, tem sido amplamente criticada por estudiosos da avaliação e da gestão escolar democrática. Como
aponta Veiga (2008), “o Conselho de Classe deve ser compreendido como espaço colegiado, pedagógico e dialógico, voltado para
a análise qualitativa do processo de aprendizagem, e não apenas como momento decisório”. Nesse sentido, a ressignificação do
Conselho de Classe está intrinsecamente ligada a uma concepção de escola enquanto espaço de escuta, corresponsabilidade e
construção coletiva de práticas pedagógicas inclusivas. Tendo por base o exposto, marque a função que corretamente caracteriza
o Conselho de Classe, a partir de uma perspectiva formativa, democrática e pedagógica.
✂️ a) Analisar, coletivamente, os processos de aprendizagem e ensino, considerando os contextos individuais, as práticas docentes
e os fatores institucionais que influenciam o percurso formativo dos estudantes. ✂️ b) Avaliar, por meio de critérios quantitativos, o desempenho dos estudantes, buscando garantir a meritocracia e a padronização
dos resultados ao final de cada bimestre letivo. ✂️ c) Deliberar, de forma conclusiva, sobre a retenção ou aprovação dos alunos com base exclusivamente nos dados numéricos dos
registros avaliativos do professor titular da turma. ✂️ d) Discutir os resultados estatísticos da escola com foco na sua posição no IDEB, sem a necessidade de envolver os aspectos
subjetivos das práticas pedagógicas. ✂️ e) Reforçar os mecanismos disciplinares da escola, responsabilizando exclusivamente os estudantes por seus desempenhos
insatisfatórios em avaliações periódicas.