No contexto educacional, o atendimento a crianças com a Síndrome de Tourette exige uma abordagem pedagógica sensível,
interdisciplinar e ajustada às singularidades do aluno, respeitando os marcos legais da educação inclusiva. Identifique a alternativa
que designa, de forma precisa, uma diretriz pedagógica fundamentada e adequada para o atendimento de alunos com síndrome de
Tourette no âmbito da educação inclusiva.
✂️ a) A suspensão temporária de alunos com síndrome de Tourette em casos de tiques vocais disruptivos é recomendada como
estratégia disciplinar, a fim de preservar o ambiente de aprendizagem para os demais estudantes. ✂️ b) O uso de abordagens instrucionais rígidas e centradas no controle comportamental é preferível, pois estabelece limites claros
e reduz a imprevisibilidade típica das manifestações da síndrome. ✂️ c) A priorização de atividades que evitem a exposição do aluno em situações públicas de fala ou participação é fundamental, pois
o reforço da evitação é uma medida eficaz para lidar com a ansiedade associada aos tiques. ✂️ d) A definição de metas acadêmicas idênticas as da turma, sem ajustes, é um princípio da inclusão que evita o capacitismo e
assegura a igualdade de oportunidades por meio da padronização avaliativa. ✂️ e) A adoção de práticas pedagógicas flexíveis, associadas a acomodações curriculares, ambientes de apoio emocional e
estratégias de autorregulação, contribui para a inclusão significativa de crianças com síndrome de Tourette, respeitando seus
ritmos e necessidades específicas.