Considere o seguinte trecho do texto: O Currículo paulista de Geografia apresenta cinco unidades temáticas para o Ensino Fundamental, ao longo dos
nove anos. Essas cinco unidades temáticas foram organizadas visando a construção progressiva dos conhecimentos
geográficos, segundo um processo pautado na investigação e na resolução de problemas, com ênfase na aprendizagem dos conceitos e princípios geográficos a partir de
diferentes linguagens.
(SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista , 2019.
Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/
Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf)
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a
unidade temática e as abordagens trabalhadas pela Geografia para o Ensino Fundamental, ao longo dos nove
anos, para os anos iniciais e anos finais.
✂️ a) Conexões e escala. Nos anos iniciais, é abordado
o estudo da produção do espaço geográfico a partir
de diferentes interações multiescalares, e, nos anos
finais, são priorizadas as interações entre sociedade
e meio físico-natural. ✂️ b) Mundo do trabalho. Nos anos iniciais, são abordados
os processos e técnicas construtivas, o uso de diferentes materiais, as funções socioeconômicas e os
setores da economia, e, nos anos finais, são trabalhados conceitos mais complexos para tratar da relação natureza e atividades antrópicas, nos contextos
urbano e rural. ✂️ c) O sujeito e seu lugar no mundo. Nos anos iniciais,
são prioridades a alfabetização cartográfica e a relação do sujeito na escala da vida cotidiana e em comunidade, e, nos anos finais, o enfoque é a relação
do sujeito e a ampliação de escalas, Brasil e Mundo,
destacando a importância da formação do cidadão
crítico, democrático e solidário. ✂️ d) Natureza, ambientes e qualidade de vida. Nos anos
iniciais, são prioridades o estudo da percepção do
meio físico-natural, as intervenções na natureza e
os impactos socioambientais, e, nos anos finais, são
abordados os processos de produção no espaço
agrário e industrial, as novas tecnologias, a revolução técnico-científico-informacional. ✂️ e) Formas de representação e pensamento espacial.
Nos anos iniciais, é criado o repertório do estudante
por meio de diferentes linguagens, priorizando o domínio da leitura e a elaboração de mapas e gráficos,
e, nos anos finais, priorizam-se o raciocínio geográfico e as contribuições da alfabetização geográfica.