Segundo a Resolução CNE/CEB nº 4/2010 — Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a
avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de
educação que norteia a relação professor-estudanteconhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato
reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa,
premissa básica e fundamental para se questionar o educar,
transformando a mudança em ato, acima de tudo, político.
Sobre esse assunto, assinalar a alternativa CORRETA.
✂️ a) A validade da avaliação, na sua função diagnóstica, liga-se
à aprendizagem, possibilitando o aprendiz a recriar,
refazer o que aprendeu, criar, propor e, nesse contexto,
aponta para uma avaliação global, de aspecto
quantitativo, que é dissociável no ético, no social e no
intelectual. ✂️ b) A avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental, de
caráter formativo predominando sobre o quantitativo e
classificatório, adota uma estratégia de progresso em
grupo e descontínuo que favorece o crescimento do
educando, preservando a qualidade necessária para a sua
formação escolar. ✂️ c) A avaliação na Educação Infantil é realizada mediante
acompanhamento e registro do desenvolvimento da
criança, com o objetivo de promoção, mesmo em se
tratando de acesso ao Ensino Fundamental. ✂️ d) Em nível operacional, a avaliação da aprendizagem tem,
como referência, o conjunto de conhecimentos,
habilidades, atitudes, valores e emoções que os sujeitos
do processo educativo projetam para si de modo
integrado e articulado com aqueles princípios definidos
para a Educação Básica, redimensionados para cada uma
de suas etapas, bem assim no projeto político-pedagógico
da escola.