O processo educativo envolve diferentes fases da vida e
grupos etários, sendo necessário que as práticas
pedagógicas considerem as particularidades de cada
identidade envolvida. Essas identidades, sejam crianças,
adolescentes, jovens, adultos ou idosos, têm
características singulares que influenciam suas formas de
aprender e interagir com o conhecimento. Considerando
essa diversidade, assinale a alternativa que apresenta a
principal característica que deve ser observada ao adaptar
o processo educativo para cada uma dessas identidades.
a) O foco deve ser no desenvolvimento motor e na
ludicidade em todas as etapas do processo educativo,
já que esse aspecto é fundamental para o aprendizado
ao longo da vida.
b) A flexibilidade das metodologias e a consideração das
experiências prévias dos educandos são aspectos
centrais, especialmente no ensino de adultos e idosos.
c) A educação de adolescentes e jovens deve ser
conduzida de maneira rígida, com pouca margem para
adaptação, a fim de garantir disciplina e bom
desempenho acadêmico.
d) No caso das crianças, a ênfase maior deve estar na
memorização de conteúdos, pois elas aprendem
melhor por repetição de informações do que pela
experimentação.
e) O processo educativo para os idosos deve ser similar ao
das demais faixas etárias, já que a neuroplasticidade
garante que eles aprendam da mesma forma que os
mais jovens.