A biologia da conservação surgiu com o objetivo de conservar a diversidade biológica, desenvolvendo abordagens práticas para prevenir a extinção de espécies. Dentre os conceitos corretos desenvolvidos pela biologia da conservação tem-se que
Sobre as unidades de conservação foram feitas as seguintes afirmações:
I. As "áreas de proteção ambiental" são de administração privada e destinadas a assegurar a existência e reprodução das espécies locais, não sendo permitidas visitações.
II. Nas "reservas biológicas" podem ser realizadas pesquisas científicas e atividades de educação ambiental, de recreação, de contato com a natureza e turismo ecológico.
III. "Estação ecológica" compreende uma área representativa de um ecossistema, destinada a pesquisas, à proteção do ambiente e à educação ambiental.
Está correto APENAS o que é afirmado em
Os resultados das pesquisas sobre a dinâmica e o desenvolvimento dos ecossistemas podem ser usados para o planejamento e manejo ambiental. Considerando-se o manejo para a restauração de uma área primitivamente florestal que foi degradada por agricultura mecanizada, pode-se afirmar que
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), apresenta uma listagem de elementos que compõem a prática da "ecoeficiência", proposta pelo World Busines Council for Sustentable Development (WBCSD):
I. Reduzir o consumo de materiais com bens e serviços.
II. Reduzir o consumo de energia com bens e serviços.
III. Reduzir a dispersão de substâncias tóxicas.
IV. Intensificar a reciclagem de materiais.
V. Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis.
VI. Prolongar a durabilidade dos produtos.
VII. Agregar valor aos bens e serviços.
Diante desta listagem, a prática da "ecoeficiência" pode ser aplicada por
Com relação ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, considere:
I. Uma estação ecológica tem, entre seus objetivos, a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
II. Uma unidade de conservação é, em resumo, um espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, com objetivos de conservação e limites definidos, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.
III. Os limites da unidade de conservação, em relação ao espaço aéreo, são estabelecidos no Plano de Manejo, embasados em estudos técnicos realizados pelo órgão gestor da unidade de conservação, consultada a autoridade aeronáutica competente e de acordo com a legislação vigente.
IV. Ao órgão executor proponente de uma nova unidade de conservação compete elaborar os estudos técnicos preliminares e realizar, quando for o caso, a consulta pública e os demais procedimentos administrativos necessários à criação da unidade.
É correto o que consta APENAS em
As chamadas “espécies guarda-chuva” podem ser usadas como indicadoras em biologia da conservação e ações de manejo ambiental porque são
Considere que um agroecossistema, baseado em monocultura, será implantado próximo à zona de amortecimento de uma unidade de conservação. Com o objetivo de avaliar os impactos deste empreendimento sobre ambientes naturais próximos, devem ser monitorados prioritariamente a
Reserva Biológica é uma categoria de unidade de conservação caracterizada por
Quando voltado ao planejamento de unidades de conservação (UCs) de Proteção Integral (com possibilidade de uso indireto), o plano de manejo deve conter fases sucessivas, o que lhe confere as características de ser gradativo, contínuo, flexível e participativo. Por participativo entende-se que
Atualmente considera-se que um ecossistema restaurado deve
Entre as unidades integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação pertencem ao grupo das unidades de proteção integral e de uso sustentável, respectivamente,
Segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, o conceito de conservação inclui a preservação e a
Uma empresa solicitou autorização para a supressão de um fragmento de vegetação em uma área metropolitana, com a finalidade de construir um grande condomínio de casas populares. A empresa se comprometia em manter 50% da vegetação original, o que incluía as matas ciliares, e construir uma estação de tratamento de esgoto para atender ao empreendimento.
O perito que visitou a área, constatou tratar-se de uma formação primária de Mata Atlântica. O parecer emitido com base na lei da Mata Atlântica foi
Com relação às Áreas de Segurança Aeroportuária, é correto afirmar que se tratam de áreas
É um critério inválido para a seleção de uma área destinada à conservação biológica a
Para a conservação da fauna brasileira é necessário resolver diversos problemas ambientais, sendo considerado como o mais grave a
A forma de manejo ecologicamente mais adequado de sistemas agrícolas, que permita minimizar as perdas causadas por insetos herbívoros, sem afetar a fauna da região do entorno é