Apesar de maior parte da água de nosso planeta estar disposta nos oceanos, a quantidade de água em trânsito representa apenas 0,08% do total, mas é essa percentagem que supre as necessidades para a sobrevivência dos organismos. Sobre o ciclo hidrológico, pode-se afirmar que:

Analise as afirmativas abaixo sobre os sistemas para tratamento dos esgotos. I. As ETEs são câmaras fechadas com a finalidade de deter os despejos domésticos por um período de tempo estabelecido, de modo a permitir a decantação dos sólidos e retenção do material graxo contido nos esgotos, transformando-os bioquimicamente em substâncias e compostos mais simples e estáveis. II. Os lodos ativados consistem de agregados floculentos de micro-organismos, materiais orgânicos e inorgânicos. Nesse sistema, os micro-organismos se relacionam por uma cadeia de alimentação: bactérias e fungos decompõem o material orgânico complexo e por essa atividade se multiplicam, servindo de alimento aos protozoários os quais, por sua vez, são consumidos pelos metazoários que também podem se alimentar diretamente de bactérias, fungos e mesmo de fragmentos maiores dos flocos de lodos ativados. III. Nos tanques sépticos, o esgoto passa por um gradeamento e caixa de areia, onde se dá o tratamento preliminar, retendo os sólidos grosseiros e a remoção do lodo. Em seguida, terá início o tratamento primário no tanque de sedimentação, ocorrendo a decantação e a digestão do lodo. Finalmente, o efluente passa pelo filtro biológico onde ocorre o tratamento secundário, após o que o efluente é lançado num corpo receptor. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
O cloro constitui o mais importante entre todos os elementos utilizados na desinfecção da água. Além dessa aplicação, ele também é usado no tratamento de águas para:

No Brasil, a disponibilidade de água é bastante razoável pelo fato de o país dispor de uma das mais extensas e ricas redes fluviais do mundo. Em relação aos recursos hídricos, qual é a região brasileira com a mais elevada disponibilidade?

O abastecimento público (doméstico) de água para consumo coletivo deve oferecer a comunidade um sistema que pressupõe a existência de unidades de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição. Na fase de tratamento são removidas da água as impurezas que podem comprometer a saúde humana. São fases sequenciais do tratamento de água para abastecimento público:

Nas estações de tratamento de água são utilizados vários produtos químicos a fim de garantir as condições de potabilidade da água para consumo humano. Um dos produtos químicos que podem ser utilizados no tratamento da água para eliminar sabor e odor desagradável é o:

É uma massa de água costeira semifechada que possui uma ligação livre com o mar aberto. Este é fortemente afetado pela ação das marés e dentro dele, a água marinha mistura-se (de modo geral, sendo sensivelmente diluída) com água doce oriunda das áreas terrestres. Uma foz de rio, uma baía costeira, massas de água atrás de restinga são exemplos de:

Os processos aplicados no tratamento de esgoto podem variar conforme a característica do esgoto. Para remover sólidos grosseiros sedimentáveis, recomenda-se o uso de: