O conceito geográfico associado ao plano do cotidiano, do vivido e do indivíduo é:
Com relação à dinâmica populacional da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, nas décadas de 1960 e 1970, é possível afirmar que:
Sobre Banco de Dados Geográficos (BDG), é correto afirmar que:
O sistema Universal Transverso de Mercator (UTM), juntamente com os sistemas de projeção de Lambert, Mercator e Policônico são os principais sistemas de projeção utilizados no Brasil. Uma das propriedades do sistema UTM é que:
Na primeira década do século XX, a cidade do Rio de Janeiro passou por grandes transformações em sua forma urbana. O conjunto das intervenções estatais empreendidas nesse período no espaço urbano carioca, é conhecido como:
A Cartografia Temática propõe-se a visualizar um tema, expressando conhecimentos para determinados especialistas. Pode ser citada como uma das divisões da Cartografia Temática:
O crescimento da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro durante as décadas de 1930 e 1940 foi caracterizado:
O primeiro censo demográfico das favelas do Rio de Janeiro, realizado em 1948, revelou que:
Até o início do século XX, as atividades industriais da cidade do Rio de Janeiro concentravam-se prioritariamente na área central e suas imediações. Nesse período, o principal ramo industrial a fugir desta regra de localização foi:
Um dos aspectos do fenômeno da metropolização no Brasil entre 1970 e 1980 foi:
A relação numérica entre as dimensões lineares de um documento cartográfico e as do terreno é definida como:
O termo informação geográfica possui um sentido muito amplo, principalmente no entendimento da Geografia stricto sensu. Entretanto, vários autores que trabalham com SIG apropriam-se apenas do sentido de localização embutido nesse tipo de informação, e a definem como:
Um dado geográfico pode ser classificado em função dos elementos que possui, de suas características e do componente que lhe é peculiar. Os elementos que caracterizam um dado geográfico são:
A menor distância percebida pelo sistema visual humano é de 0,2 mm (acuidade visual). A partir deste princípio, os elementos que podem ser plotados em um documento cartográfico qualquer de escala igual a 1:25.000 precisam possuir dimensões iguais ou superiores a:
Após a plotagem, em uma base cartográfica, de uma cicatriz erosiva foi constatado que esta possuía um comprimento de 25 m e se situava exatamente entre as curvas de nível de 800 m e 775 m. A partir destes dados, pode-se definir que a declividade média desta cicatriz é:
Em relação aos modelos de grade para a geração de um MNT (Modelo Numérico de Terreno), pode-se afirmar que:
O Geoprocessamento é definido por uma série de tecnologias, dentre estas assumem grande destaque os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), que podem ser definidos como:
As observações verticais ou de altitude de um ponto qualquer da superfície terrestre têm como referência:
No período histórico atual, a constituição do meio técnico-científico-informacional sobre áreas cada vez mais vastas do globo traz como conseqüência:
Em um SIG a estrutura de representação de dados gráficos na forma digital pode ser vetorial ou matricial (raster). Estas duas estruturas possuem vantagens e desvantagens que devem ser bem avaliadas para a execução de uma análise espacial. É considerada como vantagem de uma dessas estruturas: