Leia o excerto abaixo:

Movimento pedagógico que ganhou força no início do século XX, especialmente influenciado pelas ideias de John Dewey, defendia a centralidade da experiência do aluno, a escola ativa, a aprendizagem pela prática e a função social da educação. No Brasil, foi consolidado em um manifesto no ano de 1932, sendo associado a nomes como Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo. Trata-se da ___________________.

Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.
O espaço geográfico, segundo a tradição crítica da Geografia brasileira, é compreendido como um híbrido de objetos e ações.

Considerando a evolução do conceito, assinale a alternativa que se alinha a essa perspectiva.
Em uma cidade média brasileira, observa-se a formação de polos de comércio e serviços fora do centro tradicional, conectados por novas rodovias e áreas residenciais de classe média.

Esse padrão pode ser explicado à luz de qual modelo ou conceito da Geografia urbana?
A prática pedagógica em Geografia passou por mudanças significativas nas últimas décadas, abandonando modelos exclusivamente descritivos para enfatizar metodologias que valorizam a análise crítica do espaço e a participação ativa do estudante.

Nesse sentido, qual alternativa reflete adequadamente os pressupostos de uma metodologia ativa no ensino de Geografia?
Em uma pesquisa sobre expansão agrícola e impactos ambientais, uma equipe de alunos utilizou mapas em escalas distintas: um de 1:50.000 para analisar ocupação do solo em um município e outro de 1:5.000.000 para compreender fluxos comerciais em nível nacional.

Essa prática revela a importância de: