Questões Direito Constitucional Interpretação da Constituição

Considere a reflexão de Lenio Luiz Streck: ?A compreensão do (novo) papel a s...

Responda: Considere a reflexão de Lenio Luiz Streck: ?A compreensão do (novo) papel a ser desempenhado pela jurisdição constitucional no Estado Democrático de Direito implica uma ruptura paradigmát...


Q445475 | Direito Constitucional, Interpretação da Constituição, Juiz Substituto, TJSP SP, VUNESP

Considere a reflexão de Lenio Luiz Streck:

?A compreensão do (novo) papel a ser desempenhado pela jurisdição constitucional no Estado Democrático de Direito implica uma ruptura paradigmática. Com efeito, a crise que fustiga o Direito - que, sem dúvida, causa (ou deveria causar) o mal-estar na comunidade jurídica preocupada com o Direito enquanto fator de transformação social - está obnubilada por um imaginário dogmático que continua refém de um sentido comum teórico, no interior do qual o ser da constituição (compreendida no seu papel constituidor, dirigente e compromissário) se apaga. Daí que a ausência de função social do Direito, e, portanto, a sua (não) inserção no horizonte de sentido proporcionado pelo Estado Democrático de Direito, compreendido, a partir das condições de possibilidades de sua existência e, desse modo, a partir das possibilidades do intérprete ser-no-mundo e ser-com-os-outros, perde-se em meio a uma ?baixa constitucionalidade? composta por discurso jurídico alienado da condição histórica da sociedade brasileira.?

Segundo essa reflexão,

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 05/01/2025 11:06:51🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

Nessa reflexão de Lenio Luiz Streck, é abordada a necessidade de superar a crise do paradigma liberal individualista no âmbito da interpretação constitucional. Segundo o autor, essa superação implica em uma insurgência contra uma hermenêutica que opera a partir de um paradigma liberal individualista, que impede o surgimento do novo sentido da Constituição, que busca resgatar as promessas de modernidade.

O texto destaca a importância de uma hermenêutica que permita a transformação da realidade através do Direito e da Constituição, possibilitando a efetivação dos direitos fundamentais sociais, mesmo diante das limitações econômicas (reserva do possível).

Portanto, a alternativa correta é a letra d), que sintetiza a ideia de romper com um paradigma que bloqueia as possibilidades de transformação da realidade jurídica e constitucional.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.