Questões Psicologia Psicologia da Educação

No exercício clínico, o psicopedagogo deve reconhecer a sua própria subjetividade na re...

Responda: No exercício clínico, o psicopedagogo deve reconhecer a sua própria subjetividade na relação, pois se trata de um sujeito estudando outros sujeitos. Essa inter-relação de sujeitos, em que se impede...


No exercício clínico, o psicopedagogo deve reconhecer a sua própria subjetividade na relação, pois se trata de um sujeito estudando outros sujeitos. Essa inter-relação de sujeitos, em que se impede a aprendizagem, implica uma temática muito complexa. Para Alicia Fernández, esse saber só é possível com uma formação orientada sobre três pilares:
Foto de perfil Camila Duarte
Por Camila Duarte em 03/01/2025 18:41:31🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

A psicopedagogia é uma área que envolve a relação entre o sujeito que aprende e o objeto de conhecimento, considerando aspectos cognitivos, emocionais e sociais. No exercício clínico, o psicopedagogo precisa reconhecer sua própria subjetividade, pois está lidando com sujeitos em processo de aprendizagem.

Alicia Fernández destaca a importância de uma formação orientada por três pilares para que o psicopedagogo possa atuar de forma eficaz. São eles:

1. Prática Clínica (individual, grupal e familiar) em instituições educativas e de saúde: envolve o atendimento direto aos sujeitos em diferentes contextos, como escolas e unidades de saúde, buscando compreender suas dificuldades e necessidades.

2. Construção teórica permeada pela prática: é fundamental que a teoria esteja sempre aliada à prática, ou seja, que o psicopedagogo consiga articular o conhecimento acadêmico com a realidade vivenciada no atendimento aos pacientes.

3. Tratamento psicopedagógico-didático: refere-se às estratégias e intervenções utilizadas pelo psicopedagogo para auxiliar no processo de aprendizagem dos sujeitos, visando superar as dificuldades e promover o desenvolvimento cognitivo e emocional.

Portanto, a alternativa correta é a letra a), pois contempla os três pilares fundamentais destacados por Alicia Fernández para uma formação eficaz em psicopedagogia.