Leia a situação hipotética a seguir.
Na sala de aula da professora Rebeca, a turma do 5º ano estava entusiasmada com a aula de ciências sobre o sistema solar.
Enquanto explicava sobre os planetas, Rebeca notou que Bia estava se inclinando sobre a mesa, distraída com seus materiais.
Calmamente, ela cruzou as mãos na frente do corpo, um sinal que ela ensinara aos alunos para lembrá-los de manter uma
postura correta. Bia rapidamente se ajustou, sentando-se direito na cadeira. Continuando a explicação, Rebeca viu que João
estava olhando para fora da janela, perdido em pensamentos. Sem interromper a fala, Rebeca apontou para seus próprios olhos
com dois dedos. João, reconhecendo o sinal, direcionou imediatamente seu olhar para a professora. Rebeca também percebeu
que alguns alunos estavam se levantando desnecessariamente para pegar materiais extras. Ela então fez o gesto de “sentado”,
pressionando levemente a palma da mão para baixo. Os alunos entenderam a mensagem e voltaram a se sentar em seus lugares. Rebeca frequentemente fazia pausas e olhava ao redor da sala, certificando-se de fazer contato visual com cada aluno. Ela
também dava pequenos acenos de cabeça para aqueles que estavam prestando atenção, incentivando-os a continuar. No meio
da explicação sobre Júpiter, Rebeca lançou uma pergunta para a classe: “Alguém sabe quantas luas Júpiter tem?”. Ela fez
questão de esperar alguns segundos, dando tempo para que todos pudessem pensar na resposta. Carla levantou a mão e, antes
de responder, Rebeca usou um leve aceno para incentivá-la a falar. Carla respondeu corretamente e recebeu um sorriso
aprovador da professora.
Ao analisar a descrição da aula da professora Rebeca, percebe-se que ela aplicou a técnica Lemov conhecida como:
a) Posso.
b) Voz de comando.
c) Equilíbrio emocional.
d) Comunicação por sinais.