A educação escolar no período colonial, ou seja, a educação
regular e mais ou menos institucional de tal época, teve três fases:
a de predomínio dos jesuítas; a das reformas do Marquês de
Pombal, principalmente a partir da expulsão dos jesuítas do Brasil
e de Portugal em 1759; e a do período em que D. João VI, então rei
de Portugal, trouxe a Côrte para o Brasil (1808 – 1821).
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro
eletrônico]. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2021, p. 27.
No que diz respeito à primeira fase da educação escolar no período
colonial, é correto afirmar que
✂️ a) o ensino nas primeiras escolas aliava-se a uma concepção
materialista dos seres humanos, fundando-se em uma
perspectiva utilitarista da sociedade e da ética. ✂️ b) as escolas jesuíticas centravam seus esforços educativos no
ensino das primeiras letras, perseguindo a finalidade de
combater o analfabetismo preponderante na colônia. ✂️ c) era um modelo educacional que, comprometido com a
propagação da fé cristã nos territórios coloniais, possuía como
objetivo a formação integral do homem cristão. ✂️ d) elegeu o ensino da filosofia como principal componente de seu
currículo educacional, o que expressava a influência dos
humanistas do Renascimento sobre o jesuitismo. ✂️ e) os colégios jesuítas tiveram influência pouco significativa sobre
a sociedade e a elite colonial brasileira, que não os
reconheciam como uma alternativa educacional.