É verdade que os humanistas desprezavam o tipo de escola
existente, seus mestres e suas varas, mas não o ensino. Será
própria do humanismo e do Renascimento a procura de uma nova
forma, mais humana e mais culta, de educar e instruir a criança. O
humanismo surge como polêmica declarada contra a cultura dos
cenóbios e das universidades e sua tradicional classificação das
ciências, contra a ignorância dos clássicos e o uso servil dos
manuais e dos compêndios, contra as metodologias
obsessivamente repetitivas e a disciplina sadicamente severa.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos
nossos dias. São Paulo: Cortez, 2002, p. 217.
Os humanistas do Renascimento propunham uma formação
baseada em uma compreensão própria acerca da relação com os
saberes. Assinale a opção que indique corretamente um de seus traços
característicos.
✂️ a) A redescoberta do valor autônomo das “letras humanas” em
relação às “letras divinas”. ✂️ b) A Reformulação das universidades medievais, valorizando os
estudos teológicos para a resolução dos problemas sociais. ✂️ c) O apreço pelos métodos mnemônicos de ensino,
característicos das escolas episcopais. ✂️ d) Incentivo à leitura e adesão dos autores da antiguidade,
impossibilitando uma proposta de renovação cultural. ✂️ e) Democratização do saber às camadas mais populares,
criticando o aspecto aristocrático do ensino medieval.