A respeito do grafismo indígena, leia o texto a seguir.
Em certos grupos indígenas, a arte pode atingir níveis de um
virtuosismo extremado, como ocorre, por exemplo, na antiga
pintura facial dos Kadiweu. Apesar disso, permanece estática por
longos períodos, pois se relaciona com uma trama de significados
sociais e religiosos de cuja preservação participa, criando marcos
tangíveis para seu reconhecimento. Mesmo assim, ela não é imune
às transformações sociais e ecológicas. Hoje os Kadiweu não se
pintam mais, possivelmente porque esta manifestação artística,
toda em filigranas, perdeu sua função social, essencialmente
etnocêntrica e hierarquizadora.
Adaptado de VIDAL , Lux (org.). Grafismo indígena: estudos de antropologia
estética . São Paulo: FAPESP, EdUSP, 2000, p. 14.
De acordo com o relato, a pintura corporal dos Kadiweu possui
uma função
✂️ a) identitária, pois homogeneíza os membros daquela
comunidade já que todos usam o mesmo grafismo. ✂️ b) social, pois determinados padrões podem indicar o status ou o
papel social do indivíduo dentro da comunidade. ✂️ c) estética, pois o grafismo facial é essencialmente decorativo,
servindo para realçar as características naturais do rosto. ✂️ d) espiritual, pois externaliza o sinal visível da fé de cada
indivíduo Kadiweu, sendo um marco público de sua adesão. ✂️ e) comunicativa, pois cada traço e forma reproduzem
literalmente um objeto do mundo natural.