No campo educacional, o interesse pelo estudo da afetividade é
um fenômeno relativamente recente. A herança positivista nessa
área dificultava a inclusão dessa temática, classificada geralmente
como “não científica” ou posta como não relevante, sendo
muitas vezes marginalizada ou usada de maneira generalizada
para justificar as dificuldades em lidar com aqueles que rompiam
as barreiras das regras escolares.
Segundo Ferreira e Acioly-Régnier (2010), as contribuições mais
significativas para a compreensão das questões de efetividade e
cognição na educação vem da obra de Henri Wallon.
Sobre as contribuições de Wallon para a questão da afetividade e
da cognição, assinale a afirmativa incorreta .
✂️ a) A obra de Wallon refletea a tese de que há uma base
orgânica da afetividade na formação da pessoa e, ao mesmo
tempo, reforça que o meio social determina e molda esta
afetividade. ✂️ b) Sua concepção psicogenética dialética do desenvolvimento
apresenta uma grande contribuição para a compreensão do
humano como pessoa integral, ajudando na superação da
clássica divisão mente/corpo presente na cultura ocidental. ✂️ c) Sua obra valoriza a relação professor-aluno e a escola como
elementos fundamentais no processo de desenvolvimento da
pessoa completa. ✂️ d) A obra de Wallon, graças ao estreito contato com a psicologia
e com a educação, aponta para a relação bidirecional entre
essas disciplinas ✂️ e) A obra de Wallon engloba, em um movimento dialético, a
afetividade, a cognição e os níveis biológicos e socioculturais,
trazendo contribuições para o processo ensino-aprendizagem.