O quadro atual da Educação Física indica um aumento do
número de livros, revistas, pesquisas científicas e de divulgação,
aumento do número de professores com títulos de mestrado e
doutorado, uma valorização da prática da atividade física na
sociedade, um aumento do número de praticantes de atividades
físicas, além de uma incursão definitiva da mídia nas questões
relacionadas à atividade física e ao esporte. Algumas poucas
pesquisas foram conduzidas no sentido de verificar quantos
brasileiros praticam atividade física; quais as atividades mais
frequentes e quem são esses praticantes. Os principais resultados
mostram que: a) existe uma média entre 30 e 40% da população
que realiza algum tipo de atividade física; b) o número de
praticantes é superior entre os homens; c) as práticas corporais
mais frequentes são futebol, caminhada, natação e voleibol; d) o
índice dos que praticam exercícios eleva-se à medida que sobem a
escolarização e a renda.
DARIDO, S. C. Educação física na escola. Questões e reflexões . Rio de Janeiro: Ed.
Guanabra Koogan S.A. 2023.
A partir da análise dos resultados, percebe-se que a prática de
atividade física não atinge a maior parte da população. O professor
de Educação Física pode ter um papel importante na disseminação
e na adesão à atividade física na vida adulta ao incentivar, na
escola, a
✂️ a) separação entre meninos e meninas nas aulas, pois, sendo fisiologicamente diferentes, futuramente optarão por atividades distintas. Dessa forma, o professor promoverá um aumento de repertório motor adequado a cada grupo, incentivando os indivíduos a permanecerem ativos na vida adulta. ✂️ b) prática esportiva e a busca por performance, pois o esporte na vida adulta pode garantir a mobilidade de indivíduos entre as várias classes sociais. Dessa forma, o professor contribui com a formação de futuros atletas, garantindo uma possibilidade de desenvolvimento social e econômico a esses estudantes. ✂️ c) prática da cultura corporal do movimento, com oferta variada de conteúdos na escola, aumentando a adesão à atividade física na vida adulta. Quanto maior a vivência de experiências na área e maior o repertório motor adquirido, maior será a probabilidade de que o estudante se torne um adulto praticante de atividades físicas. ✂️ d) educação pela cultura corporal do movimento, selecionando os conteúdos apontados nas pesquisas como os preferidos e os mais praticados pela população. Proporcionando aos estudantes experiências que estejam de acordo com suas preferências, o professor aumenta a adesão à prática de atividade física na vida adulta. ✂️ e) competição entre os estudantes nas aulas de Educação Física, criando, através do movimento, cidadãos resilientes, aptos a se adaptarem às normas socais e à cultura. O esporte e os jogos, com suas regras, e a competição gerada pelos mesmos levam à formação de adultos disciplinados, motivados e com grande capacidade de adaptação.