Analise o excerto a seguir:
O desenvolvimento da consciência da escrita nas
crianças com cegueira trata-se de um processo contínuo
por meio do qual um conjunto de fatores articulados contribui para desencadear as mudanças que levam à tomada de consciência que se amplia por meio da exploração
intencional para compreensão de conceitos, bem como
da função de símbolos e da linguagem.
(Celma Domingues et al., A Educação Especial na perspectiva
da inclusão escolar: os alunos com deficiência visual:
baixa visão e cegueira , 2010)
Na perspectiva das autoras, o desenvolvimento da
escrita na criança com cegueira tem início
✂️ a) na Educação Infantil, com atividades lúdicas, de forma
natural, por exemplo, colocando as etiquetas em braille
nos brinquedos, materiais pessoais e escolares. ✂️ b) na Educação Infantil, com as atividades de pré-braille
que possibilitarão a aprendizagem do braille como um
sistema de leitura e escrita. ✂️ c) na 1ª
série, quando efetivamente se inicia a aprendizagem da leitura e da escrita juntamente com as
crianças sem deficiência. ✂️ d) desde o seu nascimento e está diretamente relacionado às interações verbais e não verbais entre os membros da família e ao seu desenvolvimento global. ✂️ e) assim que a criança cega adquirir habilidades motoras e táteis para distinguir os diferentes pontos em
braille.