De acordo com Reinhold Zippelius:
"[A] tendência para o liberalismo é a tendência oposta para o
totalitarismo. A maioria dos Estados situa-se algures entre o tipo
ideal do Estado totalitário e o Estado liberal.
Para a compreensão dessa polaridade é importante não
confundir o conceito de liberdade do liberalismo com o conceito
democrático de liberdade. Aquele designa a liberdade do status
negativus, ou seja, o espaço de liberdade de actuação individual
face ao Estado. Este refere-se à liberdade do status activus, ou
seja, à liberdade de participação na formação da vontade comum
(...). Ambas as liberdades não convergem necessariamente.
A maioria democrática pode exercer uma tirania muito pouco
liberal. A liberdade democrática, quando não associada à
liberdade liberal, consiste num domínio da multidão sem garantia
da liberdade contra ela (...)". (ZIPPELIUS, Reinhold. Teoria Geral
do Estado. 3ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997)
Ao se contextualizarem as observações de Zippelius no processo
de formação histórica do Estado Democrático de Direito,
conclui-se corretamente que:
✂️ a) a ausência de uma preeminência de fato da liberdade
individual, em ambientes democráticos, é uma contradição,
constatação que decorre do processo formativo do poder; ✂️ b) a proteção idealística oferecida pelos direitos fundamentais,
obstando o avanço da maioria em detrimento da minoria,
pode não se mostrar efetiva na perspectiva do exercício do
poder; ✂️ c) as influências democráticas, ao se instalarem no Estado de
Direito, asseguram a efetividade do ideário da Revolução
Francesa, presente na liberdade, na igualdade e na
solidariedade; ✂️ d) o ambiente democrático permite o reconhecimento da
pessoa humana enquanto valor, sendo a sua projeção na
realidade e o seu pleno desenvolvimento características
indissociáveis do Estado Democrático de Direito; ✂️ e) a presença dos elementos estruturais do Estado Democrático
de Direito, com o reconhecimento da separação dos poderes
e dos direitos fundamentais, assegura a efetividade das
normas que reconhecem as referidas liberdades.