Joana é professora de Educação Especial e recebeu um novo aluno, Lucas, que possui
deficiência física e utiliza cadeira de rodas. A escola onde Joana trabalha conta com salas de recursos
multifuncionais e um núcleo de acessibilidade, mas nem todos os professores da instituição têm
formação específica em Educação Especial. Com base na legislação vigente e nos princípios da
Educação Especial, qual é a melhor conduta a ser adotada por Joana?
✂️ a) Encaminhar Lucas para o núcleo de acessibilidade e para a sala de recursos, deixando que esses
setores se responsabilizem exclusivamente por seu atendimento educacional especializado. ✂️ b) Trabalhar de forma isolada, sem interagir com os demais professores da escola, pois a inclusão de
Lucas é de responsabilidade exclusiva do professor de Educação Especial. ✂️ c) Promover a inclusão de Lucas por meio de um planejamento colaborativo entre os professores do
ensino regular e a equipe de Educação Especial, garantindo recursos e estratégias que favoreçam
sua participação em todas as atividades escolares. ✂️ d) Buscar estratégias para adaptar todo o currículo escolar a Lucas, mesmo que isso signifique eliminar
alguns componentes curriculares em que ele possa encontrar mais dificuldade. ✂️ e) Direcionar Lucas para atividades escolares exclusivamente no atendimento educacional
especializado, uma vez que a sala regular não está preparada para atender às suas necessidades.