Nos procedimentos de escuta de crianças e adolescentes envolvidos em situação de violên...
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Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Nos procedimentos de escuta de crianças e adolescentes em situação de violência, é fundamental considerar abordagens que envolvam diferentes áreas do conhecimento e setores da sociedade. Isso porque a violência contra crianças e adolescentes é um fenômeno complexo, que demanda uma atuação integrada e coordenada.
O conceito de multiculturalismo reconhece a diversidade cultural dos envolvidos, respeitando suas especificidades. A multidisciplinaridade, multiprofissionalismo e multissetorialidade indicam a necessidade de diferentes profissionais (como psicólogos, assistentes sociais, médicos, educadores) e setores (saúde, assistência social, justiça, educação) trabalharem juntos para garantir uma escuta qualificada e proteção efetiva.
As outras alternativas apresentam termos que não são diretamente aplicáveis ou não refletem a complexidade e a necessidade de integração prática exigida nesses procedimentos. Por exemplo, a alternativa a) menciona pluralismo, polissemia e transversalidade, que são conceitos mais gerais e não específicos para o contexto da escuta em situações de violência.
A checagem dupla confirma que a alternativa b) é a que melhor representa os conceitos essenciais para a escuta qualificada de crianças e adolescentes em situação de violência, conforme orientações de órgãos como o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O conceito de multiculturalismo reconhece a diversidade cultural dos envolvidos, respeitando suas especificidades. A multidisciplinaridade, multiprofissionalismo e multissetorialidade indicam a necessidade de diferentes profissionais (como psicólogos, assistentes sociais, médicos, educadores) e setores (saúde, assistência social, justiça, educação) trabalharem juntos para garantir uma escuta qualificada e proteção efetiva.
As outras alternativas apresentam termos que não são diretamente aplicáveis ou não refletem a complexidade e a necessidade de integração prática exigida nesses procedimentos. Por exemplo, a alternativa a) menciona pluralismo, polissemia e transversalidade, que são conceitos mais gerais e não específicos para o contexto da escuta em situações de violência.
A checagem dupla confirma que a alternativa b) é a que melhor representa os conceitos essenciais para a escuta qualificada de crianças e adolescentes em situação de violência, conforme orientações de órgãos como o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
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