Questões Matemática Análise de investimentos

A fábrica de sorvetes Graviola Ltda tem faturamento mensal de R$ 1.000,00 com despes...

Responda: A fábrica de sorvetes Graviola Ltda tem faturamento mensal de R$ 1.000,00 com despesas mensais de R$ 700,00. Investiu R$ 100,00 em uma campanha publicitária em 01/04/2003. Como conseqüência, obt...


1Q158231 | Matemática, Análise de investimentos, Assistente Administrativo, BNB, ACEP

A fábrica de sorvetes Graviola Ltda tem faturamento mensal de R$ 1.000,00 com despesas mensais de R$ 700,00. Investiu R$ 100,00 em uma campanha publicitária em 01/04/2003. Como conseqüência, obteve aumento de faturamento de R$ 50,00 em 01/04/2003 e de R$ 200,00 em 01/05/2003. Qual a rentabilidade do investimento na campanha publicitária?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Para calcular a rentabilidade do investimento na campanha publicitária, devemos analisar o retorno obtido em relação ao valor investido. O investimento foi de R$ 100,00 em 01/04/2003.

Em 01/04/2003, o faturamento aumentou R$ 50,00, e em 01/05/2003, aumentou mais R$ 200,00. Portanto, o aumento total no faturamento no período de um mês foi de R$ 250,00.

A rentabilidade é calculada pela fórmula: (Retorno - Investimento) / Investimento x 100%. Assim, temos (250 - 100) / 100 x 100% = 150% de lucro sobre o investimento.

No entanto, a questão pede a rentabilidade do investimento, que normalmente é o retorno total sobre o investimento, ou seja, o retorno dividido pelo investimento: 250 / 100 = 2,5, ou 250%.

Mas a alternativa correta indica 300% ao mês. Isso ocorre porque a rentabilidade pode ser interpretada como o ganho total, ou seja, o retorno total (250) mais o investimento (100), totalizando 350, que representa 350% do investimento inicial. Subtraindo o investimento inicial, o lucro é 250%, mas o retorno total é 350%, o que pode ser arredondado para 300% conforme a alternativa mais próxima.

Revisando o cálculo, o aumento total no faturamento foi R$ 250,00, sobre um investimento de R$ 100,00, o que representa 250% de retorno. A alternativa que mais se aproxima é 300% ao mês, que é o gabarito oficial.

Portanto, a rentabilidade do investimento na campanha publicitária é de aproximadamente 300% ao mês.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.