Questões Pedagogia

A institucionalização do ensino médio integrado a educação profissional rompe com a ...

Responda: A institucionalização do ensino médio integrado a educação profissional rompe com a dualidade histórica que separou os estudos preparatórios para a educação superior da formação profissional no ...


1Q226883 | Pedagogia, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

A institucionalização do ensino médio integrado a educação profissional rompe com a dualidade histórica que separou os estudos preparatórios para a educação superior da formação profissional no Brasil, contribuindo com a melhoria da qualidade nessa etapa da educação básica. Uma escola de ensino médio com perfil democrático e de caráter emancipador apresenta-se como perfil didático-pedagógico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A metodologia como meio de promover a interação, a problematização e a intervenção.

A questão aborda o perfil didático-pedagógico de uma escola de ensino médio com caráter democrático e emancipador, especialmente no contexto do ensino médio integrado à educação profissional. Esse perfil valoriza práticas pedagógicas que promovem a participação ativa dos estudantes, o pensamento crítico e a capacidade de intervenção na realidade.

A alternativa b destaca a metodologia como um meio para promover a interação, a problematização e a intervenção, o que está alinhado com os princípios de uma educação emancipadora. Isso significa que o ensino não é apenas a transmissão de conteúdos, mas um processo dinâmico que envolve diálogo, questionamento e ação transformadora.

As outras alternativas apresentam concepções contrárias a esse perfil. Por exemplo, a alternativa a considera os recursos didáticos desnecessários, o que não condiz com uma prática pedagógica moderna. A alternativa c reforça o professor como único transmissor do conhecimento, uma visão tradicional e autoritária. A alternativa d vê a avaliação apenas como instrumento classificatório, o que limita seu potencial formativo. E a alternativa e trata o estudante como sujeito passivo, o que vai contra a ideia de protagonismo estudantil.

Portanto, a alternativa b é a que melhor representa o perfil didático-pedagógico de uma escola com caráter democrático e emancipador, conforme o enunciado da questão.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.