De acordo com análise de Bruno, em artigo da coletânea Gestão Democrática da Educaçã...
Responda: De acordo com análise de Bruno, em artigo da coletânea Gestão Democrática da Educação (2003), no atual processo de internacionalização da economia, comumente designado por globalização, a transn...
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Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
Vamos analisar cada uma das afirmações com base no que a autora destaca sobre a transnacionalização no contexto da globalização:
I. Verdadeira. A autora aponta que não há possibilidade de desenvolvimento fora do quadro da economia internacionalizada, e que as desigualdades sociais e econômicas se reproduzem em escala mundial, pois as condições não são homogêneas entre as nações.
II. Verdadeira. A integração ocorre entre setores da economia de diferentes nações, considerando níveis distintos de produtividade, inovação e formas de exploração do trabalho, e não entre economias nacionais como um todo.
III. Falsa. A autora destaca que a estrutura de poder do pós-guerra não se mantém, mas não menciona o fortalecimento da ONU e seus conselhos; pelo contrário, a influência desses organismos tende a ser limitada.
IV. Verdadeira. A estrutura de poder com múltiplos polos limita o poder do Estado Central, desagregando-o por meio de privatizações e agindo de forma invisível, sem formalidade jurídica.
V. Falsa. Embora a educação escolar seja importante, a autora não destaca que ela é estimulada e recebe investimentos para universalização e formação técnica especializada nesse contexto.
Portanto, as afirmações verdadeiras são I, II e IV, que correspondem à alternativa c).
Vamos analisar cada uma das afirmações com base no que a autora destaca sobre a transnacionalização no contexto da globalização:
I. Verdadeira. A autora aponta que não há possibilidade de desenvolvimento fora do quadro da economia internacionalizada, e que as desigualdades sociais e econômicas se reproduzem em escala mundial, pois as condições não são homogêneas entre as nações.
II. Verdadeira. A integração ocorre entre setores da economia de diferentes nações, considerando níveis distintos de produtividade, inovação e formas de exploração do trabalho, e não entre economias nacionais como um todo.
III. Falsa. A autora destaca que a estrutura de poder do pós-guerra não se mantém, mas não menciona o fortalecimento da ONU e seus conselhos; pelo contrário, a influência desses organismos tende a ser limitada.
IV. Verdadeira. A estrutura de poder com múltiplos polos limita o poder do Estado Central, desagregando-o por meio de privatizações e agindo de forma invisível, sem formalidade jurídica.
V. Falsa. Embora a educação escolar seja importante, a autora não destaca que ela é estimulada e recebe investimentos para universalização e formação técnica especializada nesse contexto.
Portanto, as afirmações verdadeiras são I, II e IV, que correspondem à alternativa c).
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