No campo da educação, não há proposta pedagógica que esteja isenta de pressupostos f...
Responda: No campo da educação, não há proposta pedagógica que esteja isenta de pressupostos filosóficos e políticos. A adoção de um desses pressupostos relaciona-se a determinada concepção de mundo e de ...
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Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Alternativa A
A educação, sob uma perspectiva transformadora, é vista como uma ferramenta ativa de mudança social, e não apenas como um espelho do ambiente em que está inserida. Em vez de apenas reproduzir padrões existentes, ela tem o potencial de interferir nas estruturas sociais e contribuir para a construção de uma nova realidade. Essa visão se apoia em correntes críticas da educação, que defendem o papel da escola como espaço de questionamento e formação de cidadãos conscientes.
A alternativa A, portanto, está correta porque destaca justamente essa abordagem, ao sugerir que a educação deve revelar os conflitos e desigualdades presentes na sociedade e lidar com eles de forma concreta. Isso implica em reconhecer que nem a crença cega de que a educação resolve tudo, nem a desistência diante das dificuldades, são caminhos eficazes. É preciso equilíbrio: reconhecer os limites da educação, mas também seu poder transformador.
Essa ideia se aproxima do pensamento de educadores como Paulo Freire, que defendiam uma educação voltada para a emancipação e o pensamento crítico. Nesse modelo, ensinar é promover a leitura do mundo e estimular a ação consciente dos indivíduos na transformação de suas próprias condições de vida, buscando uma sociedade mais equitativa.
A educação, sob uma perspectiva transformadora, é vista como uma ferramenta ativa de mudança social, e não apenas como um espelho do ambiente em que está inserida. Em vez de apenas reproduzir padrões existentes, ela tem o potencial de interferir nas estruturas sociais e contribuir para a construção de uma nova realidade. Essa visão se apoia em correntes críticas da educação, que defendem o papel da escola como espaço de questionamento e formação de cidadãos conscientes.
A alternativa A, portanto, está correta porque destaca justamente essa abordagem, ao sugerir que a educação deve revelar os conflitos e desigualdades presentes na sociedade e lidar com eles de forma concreta. Isso implica em reconhecer que nem a crença cega de que a educação resolve tudo, nem a desistência diante das dificuldades, são caminhos eficazes. É preciso equilíbrio: reconhecer os limites da educação, mas também seu poder transformador.
Essa ideia se aproxima do pensamento de educadores como Paulo Freire, que defendiam uma educação voltada para a emancipação e o pensamento crítico. Nesse modelo, ensinar é promover a leitura do mundo e estimular a ação consciente dos indivíduos na transformação de suas próprias condições de vida, buscando uma sociedade mais equitativa.
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