Uma instituição pública municipal de porte médio, dedicada ao atendimento à população de rua, vinha enfrentando pressões no sentido de tornar-se mais efetiva no desempenho de sua missão institucional. A instituição conta com um quadro de funcionários de grande competência e, pela proximidade com o cliente final, o feedback do trabalho dos funcionários é automático. Um novo prefeito assumiu, com a promessa de fazer mudanças na instituição. Avaliando que a liderança da instituição não é eficaz, o prefeito substituiu os líderes antigos, orientados para as pessoas, por líderes orientados para a tarefa. Ao fim de dois anos, nenhum impacto significativo pôde ser observado no desempenho da instituição.
No contexto descrito, de acordo com as abordagens contemporâneas de liderança, é provável que tenha ocorrido o seguinte:
✂️ a) a forte competência dos funcionários substituiu qualquer estilo de liderança; ✂️ b) a forte competência dos funcionários neutralizou a liderança orientada para a tarefa; ✂️ c) a forte competência dos funcionários e o feedback automático substituíram a liderança orientada para a tarefa; ✂️ d) o feedback automático neutralizou a liderança orientada para a tarefa; ✂️ e) o estilo de liderança orientado para a tarefa não surtiu efeito, pois só é efetivo em organizações de grande porte.