As mudanças no mundo do trabalho têm demandado novas competências profissionais, exigin...
Responda: As mudanças no mundo do trabalho têm demandado novas competências profissionais, exigindo que as pessoas sejam capazes de manejar novas ferramentas tecnológicas, lidar com problemas menos estrutura...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) Estratégias ativas de ensino.
O enunciado destaca que o mundo do trabalho atual exige novas competências, como o manejo de ferramentas tecnológicas, resolução de problemas complexos, trabalho em equipe e atuação em ambientes incertos. Isso implica que a educação corporativa precisa se adaptar para preparar os profissionais para esses desafios.
As estratégias ativas de ensino são métodos que envolvem o aluno de forma participativa, promovendo o aprendizado por meio da prática, da reflexão e da resolução de problemas reais. Esse tipo de abordagem é mais eficaz para desenvolver as competências mencionadas, pois estimula o pensamento crítico, a colaboração e a autonomia.
As outras alternativas não correspondem a esse novo paradigma. A avaliação focada apenas na sala de aula (a) e as práticas centradas no desempenho do professor (b) são modelos tradicionais, menos adequados para o contexto atual. Recursos instrucionais voltados somente para o 'como fazer' (c) podem ser limitados, pois não estimulam o pensamento crítico. Materiais com mais ilustrações gráficas (e) não garantem, por si só, o desenvolvimento das competências necessárias.
Portanto, a alternativa d é a que melhor representa o novo paradigma da educação corporativa no contexto atual do trabalho.
O enunciado destaca que o mundo do trabalho atual exige novas competências, como o manejo de ferramentas tecnológicas, resolução de problemas complexos, trabalho em equipe e atuação em ambientes incertos. Isso implica que a educação corporativa precisa se adaptar para preparar os profissionais para esses desafios.
As estratégias ativas de ensino são métodos que envolvem o aluno de forma participativa, promovendo o aprendizado por meio da prática, da reflexão e da resolução de problemas reais. Esse tipo de abordagem é mais eficaz para desenvolver as competências mencionadas, pois estimula o pensamento crítico, a colaboração e a autonomia.
As outras alternativas não correspondem a esse novo paradigma. A avaliação focada apenas na sala de aula (a) e as práticas centradas no desempenho do professor (b) são modelos tradicionais, menos adequados para o contexto atual. Recursos instrucionais voltados somente para o 'como fazer' (c) podem ser limitados, pois não estimulam o pensamento crítico. Materiais com mais ilustrações gráficas (e) não garantem, por si só, o desenvolvimento das competências necessárias.
Portanto, a alternativa d é a que melhor representa o novo paradigma da educação corporativa no contexto atual do trabalho.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários