“Segundo Vasconcellos (2000) (...), o planejamento enquanto construção?transformação...
Responda: “Segundo Vasconcellos (2000) (...), o planejamento enquanto construção?transformação de representações é uma mediação teórica metodológica para ação, que em função de tal mediação passa a ser co...
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Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
O plano de aula é um documento fundamental para a organização do trabalho docente, pois registra o que se pretende fazer, como, quando, com que recursos e com quem. Ele evita o improviso e serve como um guia para as ações educacionais, conforme indicado nas alternativas a) e b).
A alternativa c) apresenta uma afirmativa incorreta ao dizer que o plano de aula deve ser um documento rígido e absoluto. Na prática pedagógica, o plano de aula deve ser flexível, permitindo adaptações conforme as necessidades dos alunos e as situações que surgem durante o processo de ensino-aprendizagem. A rigidez absoluta pode prejudicar a dinâmica da aula e a resposta às contradições e desafios que aparecem.
Além disso, o planejamento deve ser um instrumento que orienta a prática, mas que também se constrói a partir da própria prática, ou seja, deve ser dinâmico e passível de ajustes.
A alternativa d) está correta ao destacar que o plano de aula deve considerar a sequência articulada das fases do processo de ensino-aprendizagem, como preparação, apresentação dos objetivos, desenvolvimento, consolidação e avaliação.
Portanto, a alternativa c) é a única incorreta, pois defende uma rigidez que não condiz com a natureza do planejamento pedagógico, que deve ser flexível e adaptável.
O plano de aula é um documento fundamental para a organização do trabalho docente, pois registra o que se pretende fazer, como, quando, com que recursos e com quem. Ele evita o improviso e serve como um guia para as ações educacionais, conforme indicado nas alternativas a) e b).
A alternativa c) apresenta uma afirmativa incorreta ao dizer que o plano de aula deve ser um documento rígido e absoluto. Na prática pedagógica, o plano de aula deve ser flexível, permitindo adaptações conforme as necessidades dos alunos e as situações que surgem durante o processo de ensino-aprendizagem. A rigidez absoluta pode prejudicar a dinâmica da aula e a resposta às contradições e desafios que aparecem.
Além disso, o planejamento deve ser um instrumento que orienta a prática, mas que também se constrói a partir da própria prática, ou seja, deve ser dinâmico e passível de ajustes.
A alternativa d) está correta ao destacar que o plano de aula deve considerar a sequência articulada das fases do processo de ensino-aprendizagem, como preparação, apresentação dos objetivos, desenvolvimento, consolidação e avaliação.
Portanto, a alternativa c) é a única incorreta, pois defende uma rigidez que não condiz com a natureza do planejamento pedagógico, que deve ser flexível e adaptável.
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