Questões Pedagogia Currículo e Construção do Conhecimento

Inês Barbosa de Oliveira afirma que pensar alternativas curriculares como uma possibili...

Responda: Inês Barbosa de Oliveira afirma que pensar alternativas curriculares como uma possibilidade de contribuição para a emancipação social traz em si dois pressupostos. Um deles refere-se à definição de...


1Q319461 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

Inês Barbosa de Oliveira afirma que pensar alternativas curriculares como uma possibilidade de contribuição para a emancipação social traz em si dois pressupostos. Um deles refere-se à definição de currículo. Para a autora, adepta de uma visão pós-estruturalista, o currículo deve ser compreendido como criação:
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💬 Comentários

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Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Neste trecho, a autora Inês Barbosa de Oliveira defende que o currículo deve ser compreendido como uma criação cotidiana daqueles que fazem as escolas e como prática que envolve todos os saberes e processos interativos do trabalho pedagógico realizado por alunos e professores.

Essa visão pós-estruturalista valoriza a construção do currículo de forma coletiva, considerando a participação ativa de todos os envolvidos no processo educativo, tanto alunos quanto professores. Dessa forma, o currículo não é algo estático e imposto de cima para baixo, mas sim uma construção dinâmica que reflete as interações e saberes presentes no ambiente escolar.
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