O funcionamento dos sistemas de ensino regular e especial foi colocado em pauta a partir da proposta da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares. Em função disso, a escola necessitou fazer adequações na sua estrutura física, nas propostas didáticas e pedagógicas, na prática das relações sociais, ideias e atitudes, no contexto administrativo e político. Porém, para que a escola se tornasse, de fato, inclusiva, precisou realizar mudanças também na cultura de escolarização. Segundo Ferreira (2005), a inclusão implica considerar a diversidade humana e as diferenças individuais como recursos que devem servir ao currículo escolar, visando à formação da cidadania. Para efetivar esse percurso, as afirmativas a seguir complementam à exposição, EXCETO:
✂️ a) Viabilizar um currículo múltiplo, que atenda as diferenças dos alunos, sendo que, para isso, o professor terá autonomia de ação, podendo, inclusive, atuar de forma dissociada dos princípios políticos e pedagógicos da escola. ✂️ b) Manter os ambientes escolares na estrutura da escola regular, sendo necessário adaptar um espaço delimitado, que atenda as múltiplas necessidades dos alunos. ✂️ c) Atender as perspectivas coletivas da classe, buscando homogeneidade de pensamentos, através das ações pedagógicas pensadas para garantir o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos. ✂️ d) Substituir a prática educacional tradicional por uma proposta inclusiva que atenda ao desenvolvimento dos alunos verificando constantemente o seu crescimento global, dando atenção às individualidades na perspectiva de atender as necessidades básicas de cada um. ✂️ e) Elaborar um currículo exclusivo, para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais.