Considerar a criança como sujeito de direitos significa compreendê-la como um ser so...
Responda: Considerar a criança como sujeito de direitos significa compreendê-la como um ser social que tem direito à educação, saúde, alimentação, lazer, etc. Neste sentido, as Instituições de Educação In...
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Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A alternativa correta é a letra a), que destaca a importância de respeitar a criança em sua individualidade, considerando seus interesses e necessidades de expressão, interação e criação. Este enfoque está alinhado com a visão contemporânea de que crianças são sujeitos de direitos, com ideias próprias e uma história individual. Essa perspectiva é reforçada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, que em seu artigo 15 afirma que a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição.
As outras alternativas, embora abordem aspectos importantes do cuidado com a criança, não capturam completamente a ideia de considerar a criança como um sujeito ativo e integral, com direitos e capacidades próprias. Por exemplo, a alternativa b) reduz a criança a um objeto de cuidados devido à sua dependência física, o que não abrange a totalidade de seus direitos e capacidades como sujeito social.
A alternativa correta é a letra a), que destaca a importância de respeitar a criança em sua individualidade, considerando seus interesses e necessidades de expressão, interação e criação. Este enfoque está alinhado com a visão contemporânea de que crianças são sujeitos de direitos, com ideias próprias e uma história individual. Essa perspectiva é reforçada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, que em seu artigo 15 afirma que a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição.
As outras alternativas, embora abordem aspectos importantes do cuidado com a criança, não capturam completamente a ideia de considerar a criança como um sujeito ativo e integral, com direitos e capacidades próprias. Por exemplo, a alternativa b) reduz a criança a um objeto de cuidados devido à sua dependência física, o que não abrange a totalidade de seus direitos e capacidades como sujeito social.
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