Questões Pedagogia Planejamento de Ensino

Na década de 80 do século passado, Yves Chevallard, um matemático francês, levou o c...

Responda: Na década de 80 do século passado, Yves Chevallard, um matemático francês, levou o conceito de transposição didática para dentro do contexto da matemática. Em suas pesquisas sobre o assunto, Che...


1Q320247 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Na década de 80 do século passado, Yves Chevallard, um matemático francês, levou o conceito de transposição didática para dentro do contexto da matemática. Em suas pesquisas sobre o assunto, Chevallard analisou como o conceito de ?distância? entre objetos se insere na pesquisa em matemática pura e como ele ressurge, de forma modificada, quando o contexto é o ensino de matemática.

Tendo como referência as análises de Chevallard, assinale a opção correta a respeito do conceito de transposição didática.

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Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
O conceito de transposição didática, desenvolvido por Yves Chevallard, descreve o processo pelo qual o conhecimento acadêmico ou científico ('saber sábio') é transformado para ser ensinado nas escolas ('saber a ensinar') e, posteriormente, como ele é apresentado em sala de aula ('saber ensinado').

A alternativa b) corretamente resume esse processo, destacando como o conhecimento é modificado e adaptado em diferentes estágios até chegar aos alunos. Este processo envolve a seleção, simplificação e organização dos conteúdos para torná-los acessíveis e pedagogicamente viáveis para o ensino.

As demais alternativas não representam corretamente o conceito de transposição didática conforme proposto por Chevallard. A alternativa a) sugere uma tradução fiel, o que contradiz a ideia de adaptação do conhecimento. A alternativa c) introduz o termo 'Noosfera', que não é parte da teoria de Chevallard. A alternativa d) sugere uma simplificação trivial, o que é uma interpretação redutora do processo. A alternativa e) menciona a possibilidade de distorção do conceito, o que não é o objetivo da transposição didática.
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