Questões Pedagogia Planejamento de Ensino
Na década de 80 do século passado, Yves Chevallard, um matemático francês, levou o c...
Responda: Na década de 80 do século passado, Yves Chevallard, um matemático francês, levou o conceito de transposição didática para dentro do contexto da matemática. Em suas pesquisas sobre o assunto, Che...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
O conceito de transposição didática, desenvolvido por Yves Chevallard, descreve o processo pelo qual o conhecimento acadêmico ou científico ('saber sábio') é transformado para ser ensinado nas escolas ('saber a ensinar') e, posteriormente, como ele é apresentado em sala de aula ('saber ensinado').
A alternativa b) corretamente resume esse processo, destacando como o conhecimento é modificado e adaptado em diferentes estágios até chegar aos alunos. Este processo envolve a seleção, simplificação e organização dos conteúdos para torná-los acessíveis e pedagogicamente viáveis para o ensino.
As demais alternativas não representam corretamente o conceito de transposição didática conforme proposto por Chevallard. A alternativa a) sugere uma tradução fiel, o que contradiz a ideia de adaptação do conhecimento. A alternativa c) introduz o termo 'Noosfera', que não é parte da teoria de Chevallard. A alternativa d) sugere uma simplificação trivial, o que é uma interpretação redutora do processo. A alternativa e) menciona a possibilidade de distorção do conceito, o que não é o objetivo da transposição didática.
O conceito de transposição didática, desenvolvido por Yves Chevallard, descreve o processo pelo qual o conhecimento acadêmico ou científico ('saber sábio') é transformado para ser ensinado nas escolas ('saber a ensinar') e, posteriormente, como ele é apresentado em sala de aula ('saber ensinado').
A alternativa b) corretamente resume esse processo, destacando como o conhecimento é modificado e adaptado em diferentes estágios até chegar aos alunos. Este processo envolve a seleção, simplificação e organização dos conteúdos para torná-los acessíveis e pedagogicamente viáveis para o ensino.
As demais alternativas não representam corretamente o conceito de transposição didática conforme proposto por Chevallard. A alternativa a) sugere uma tradução fiel, o que contradiz a ideia de adaptação do conhecimento. A alternativa c) introduz o termo 'Noosfera', que não é parte da teoria de Chevallard. A alternativa d) sugere uma simplificação trivial, o que é uma interpretação redutora do processo. A alternativa e) menciona a possibilidade de distorção do conceito, o que não é o objetivo da transposição didática.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários