A avaliação é uma dimensão do trabalho educativo intencional, guiado por objetivos. Nos sistemas educacionais, o planejamento comporta diversos níveis interligados, articulando as políticas nacionais e regionais/locais, com as decisões educacionais que configuram o projeto de cada unidade escolar e com as decisões referentes às atividades didático- -pedagógicas que cada docente desenvolve com suas turmas de alunos. Levando em conta pesquisas que revelaram que cada indivíduo constrói conhecimento e que o ensinar se coloca como uma possibilidade de interferir nessa construção, intencional e positivamente, cabe afirmar que a avaliação da aprendizagem
✂️ a) é fundamental para fazer um diagnóstico inicial preciso, o qual servirá de base para selecionar os conteúdos que serão passados aos alunos. ✂️ b) ganha o significado de autoavaliação para os estudantes, que devem ser orientados a assumir toda responsabilidade pelo próprio aprender. ✂️ c) inscreve-se na própria relação pedagógica para viabilizar o diálogo entre o ensinar e o aprender, na busca de atingir os objetivos do processo educativo. ✂️ d) deve guiar-se pelos objetivos legalmente estabelecidos e basear-se na observação direta do desempenho do aluno, pelo próprio professor, ou por especialistas. ✂️ e) precisa pautar-se nos conteúdos que foram ensinados aos alunos, embora as provas sejam elaboradas por terceiros, em nível de escola e de sistema.