As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas p...
Responda: As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
As sequências didáticas são estruturas organizadas de atividades educacionais que visam facilitar a aprendizagem dos alunos, seguindo uma progressão lógica e pedagógica.
A alternativa 'a' é correta porque as sequências didáticas eficazes geralmente abordam conteúdos que são significativos para os alunos, aumentando assim o engajamento e a relevância do aprendizado.
A alternativa 'b' também está correta, pois as sequências didáticas devem criar desafios que estejam um pouco além das habilidades atuais dos alunos, promovendo assim o que Vygotsky descreve como 'zonas de desenvolvimento proximal'.
A alternativa 'c' é correta porque uma boa sequência didática deve motivar os alunos, apresentando desafios que incitem uma atitude positiva e um engajamento ativo na superação de obstáculos.
A alternativa 'd' é incorreta porque, embora a personalização e a adaptação às necessidades individuais sejam importantes, as sequências didáticas são planejadas para guiar todos os alunos através de um caminho estruturado de aprendizagem, não permitindo que escolham atividades baseadas apenas em suas preferências ou facilidades individuais. Isso poderia comprometer a coerência e a eficácia da sequência didática como um todo.
Portanto, a alternativa 'd' é a única que não se alinha com os princípios de uma sequência didática eficaz.
As sequências didáticas são estruturas organizadas de atividades educacionais que visam facilitar a aprendizagem dos alunos, seguindo uma progressão lógica e pedagógica.
A alternativa 'a' é correta porque as sequências didáticas eficazes geralmente abordam conteúdos que são significativos para os alunos, aumentando assim o engajamento e a relevância do aprendizado.
A alternativa 'b' também está correta, pois as sequências didáticas devem criar desafios que estejam um pouco além das habilidades atuais dos alunos, promovendo assim o que Vygotsky descreve como 'zonas de desenvolvimento proximal'.
A alternativa 'c' é correta porque uma boa sequência didática deve motivar os alunos, apresentando desafios que incitem uma atitude positiva e um engajamento ativo na superação de obstáculos.
A alternativa 'd' é incorreta porque, embora a personalização e a adaptação às necessidades individuais sejam importantes, as sequências didáticas são planejadas para guiar todos os alunos através de um caminho estruturado de aprendizagem, não permitindo que escolham atividades baseadas apenas em suas preferências ou facilidades individuais. Isso poderia comprometer a coerência e a eficácia da sequência didática como um todo.
Portanto, a alternativa 'd' é a única que não se alinha com os princípios de uma sequência didática eficaz.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários