Para Brousseau, em Parra e Saiz, o objeto de estudo da didática da matemátic...
Responda: Para Brousseau, em Parra e Saiz, o objeto de estudo da didática da matemática é a situação didática. E, para análise das situações didáticas, Brousseau distingue quatro tipos nos process...
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Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Situações de obstáculos.
Segundo Brousseau, conforme apresentado por Parra e Saiz, o objeto de estudo da didática da matemática é a situação didática, que envolve a interação entre o aluno, o professor e o conhecimento matemático.
Para analisar essas situações, Brousseau distingue quatro tipos principais de processos didáticos: situações de ação, situações de formulação, situações de validação e situações de institucionalização.
Situações de ação referem-se ao momento em que o aluno interage diretamente com o problema ou tarefa proposta, buscando soluções.
Situações de formulação envolvem a expressão e a comunicação das ideias e estratégias utilizadas pelo aluno para resolver o problema.
Situações de validação dizem respeito à verificação e justificativa das soluções encontradas, seja pelo próprio aluno ou pelo grupo.
Situações de institucionalização são aquelas em que o conhecimento é formalizado, sistematizado e reconhecido como válido dentro do contexto escolar.
Por outro lado, situações de obstáculos não são classificadas por Brousseau como um tipo específico de processo didático, embora obstáculos possam aparecer no processo de aprendizagem, eles não constituem uma categoria formal na análise das situações didáticas.
Portanto, a alternativa que não faz parte dos processos didáticos segundo Brousseau é a letra b) situações de obstáculos.
Segundo Brousseau, conforme apresentado por Parra e Saiz, o objeto de estudo da didática da matemática é a situação didática, que envolve a interação entre o aluno, o professor e o conhecimento matemático.
Para analisar essas situações, Brousseau distingue quatro tipos principais de processos didáticos: situações de ação, situações de formulação, situações de validação e situações de institucionalização.
Situações de ação referem-se ao momento em que o aluno interage diretamente com o problema ou tarefa proposta, buscando soluções.
Situações de formulação envolvem a expressão e a comunicação das ideias e estratégias utilizadas pelo aluno para resolver o problema.
Situações de validação dizem respeito à verificação e justificativa das soluções encontradas, seja pelo próprio aluno ou pelo grupo.
Situações de institucionalização são aquelas em que o conhecimento é formalizado, sistematizado e reconhecido como válido dentro do contexto escolar.
Por outro lado, situações de obstáculos não são classificadas por Brousseau como um tipo específico de processo didático, embora obstáculos possam aparecer no processo de aprendizagem, eles não constituem uma categoria formal na análise das situações didáticas.
Portanto, a alternativa que não faz parte dos processos didáticos segundo Brousseau é a letra b) situações de obstáculos.
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