Sobre experiências colegiadas, Abranches afirma: “É indispensável apontar que, para alcançar esse estágio na participação da comunidade, muito trabalho foi realizado, tanto no sentido de incentivar os pais a superar seus medos e suas próprias limitações, quanto para romper as resistências das pessoas que não acreditavam ou não queriam a inclusão dos pais nas decisões da escola.”
Essa experiência revela que
✂️ a) os indivíduos entram em contato com as estruturas burocráticas do poder público, incluindo a correlação de forças, e se tornam integrados a esta dinâmica. ✂️ b) a construção do espírito de grupo surge quando os pais reconhecem o trabalho como uma tarefa coletiva, sentem o compromisso e a representação sobre as decisões tomadas e passam a solicitar dos colegiados informações necessárias. ✂️ c) a inserção dos indivíduos em estruturas colegiadas propicia um aprendizado, possuindo principalmente direitos deliberativos. ✂️ d) cada participante, por meio de uma metodologia adequada, pode objetivar o início do processo participativo e de inserção. ✂️ e) a formação da participação coletiva, nos colegiados, pode garantir opiniões formadas pelo próprio membro da instância escolar como único porta voz do grupo.